Acredito que os projetos literários são ferramentas importantes para desenvolver a leitura, a escrita e o conhecimento. Entres os projetos que participo, destaco:
Senhoras Obscenas
Senhoras Obscenas é um projeto literário livre e independente que visa ocupar as mídias sociais — por enquanto Facebook e Youtube — com literatura (poesia e prosa) de autoria feminina. Ao considerar que as mulheres são minoria no cenário literário, o projeto foi idealizado com a missão de diminuir essa disparidade de gêneros por meio da divulgação da escrita de autoras contemporâneas e o resgate de escritoras que, apesar de terem deixado uma escrita marcante, têm pouco reconhecimento na esfera cultural. É coordenado por Graziela Brum, escritora, e conta com escritoras de todo o país, publicadas ou não, que colaboram com o projeto ao enviar para o canal vídeos com seus textos, em especial poemas. A ideia também é desenvolver artigos que apresentem a trajetória de mulheres pioneiras na escrita, assim como contar suas histórias e fomentar a reflexão em torno da literatura no contexto cultural e social. Eventualmente, Senhoras Obscenas promove encontros presenciais para confraternização das participantes.







Escritores de Quinta
Grupo de escritores que se reúne todas quintas-feiras para ler boa literatura. Atualmente, o grupo prepara uma antologia sobre autoritarismo.
Pinot Noir Literatura
Pinot Noir Literatura é o selo editorial independente das escritoras Graziela Brum e Márcia Barbieri com o objetivo de publicações dos próprios livros.